13 março 2012

Anão

Ontem, levei o Pedro na sua terceira aula de skate. Muito bom!Estava chovendo muito então, a aula ao invés de ser aqui na Dr Arnaldo, foi numa pista coberta no Bom Retiro. Chegando lá, aquela barulho insuportável de chuva em telha metálica e mais o barulho de skate em pista de madeira! Só adolecente-mano! Meu Deus!
O Pedro ficou olhando por uns instantes e eu fiquei pensando na minha primeira aula de "direção" na marginal às 17:30 num dia de chuva!
Depois chegou a professora e ele foi se soltando.
Na volta, no carro, ele disse que adorou! Que bom, sinal que não traumatizou!...hahaha
Depois de um silêncio...
Pedroca: Mãe, você sabia que eu vi um menino de cabeça grande e corpo pequeno!
Mãe: É filho!...Sabe como chama uma pessoa com cabeça grande e corpo pequeno?
Pedroca: Não?
Mãe: Anão.
Pedroca: Que nem o da Branca de Neve?
Mãe: É!
Pedroca: E ele não vai crescer?
Mãe: Não.
Pedroca: Por que?
Sem saber muito bem como continuar a conversa...nesses tempos em que tudo pode virar preconceito ou ser motivo para bullyng...é difícil! Como destacar e orientar que todos somos diferentes e que isso não é ruim, ou necessariamente ruim.
Mãe: Porque ele é assim. Ele nasceu assim.
Mais ums segundos penando...continuei.
Mãe: Eu não tenho o cabelo marrom e sua avó é loira?
Pedro: Num é que loiro é amarelo?
Mãe: É! Eu não tenho a pele branca e seu pai morena? Não tem pessoas que tem a pele marrom, os negros!
Pedroca: O Lucas (um amiguinho) é negro, né mãe?
Mãe: É! Tem gente alta, baixa...tem gente que tem que andar de cadeira de rodas...somos todos diferentes...mas isso não é ruim...é apenas diferente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário